Grandes líderes

Vou listar nomes (veja no lado direito desta página em Subpages) e informações sobre reconhecidos líderes, mas antes quero apresentar rapidamente um pensamento que tenho sobre líderes. Acompanhem abaixo comigo.

– Líderes sempre existiram, existem e existirão.

Os líderes não podem ser colocados em um modelo único, pois cada um tem seu estilo próprio, aliás, seguir seu próprio estilo é uma marca importante de um líder.

Um grande líder sempre se destaca dos demais em sua volta, dificilmente um líder verdadeiro é sufocado pelo sistema, pois ele tem energia suficiente para se manter além das dificuldades. As lutas sempre são encaradas como desafios e os resultados como oportunidades de melhoria, não importando aonde se chegou.

O grande aliado de um líder não é seu colega, seu cliente, um produto ou seu superior, é a sua sabedoria. Sabedoria esta que na maioria das vezes esta em escutar e não em falar, em fazer mais e reclamar menos, além de nunca tirar o foco da perfeição.

Uma vez escutei o seguinte de um funcionário, ou membro do elenco como eles são chamados, da Disney durante um treinamento:

– O muito bom esta longe do ótimo, o qual também esta muito, mas muito mesmo, distante do excelente.

O descontentamento com os resultados e as comemorações pelos mesmos resultados podem parecer contrastantes, mas devem correr nas veias destas pessoas especiais. Muitas vezes sua luta será solitária, mesmo estando cercada e buscando ajudar um ou mais grupos de pessoas. Aliás, um líder precisa de pessoas, não existe líder sem pessoas a sua volta.

Respeito aos indivíduos é uma marca do líder que deve ficar para sempre. Talvez no começo o líder precise se esforçar para respeitar as pessoas, porém com o tempo e a utilização diária deste gesto, ele passará a ser natural e sendo natural não exigirá esforço. Os resultados certamente serão maravilhosos.

Não existem fórmulas mágicas, existe sim muito trabalho e força de vontade.

Entre neste barco e faça a diferença no seu meio.

Visite a galeria de líderes e de sua opnião.

Renato Brandão (renato.brandao@bol.com.br)

Anúncios